Prefeitura Municipal de Corinto

SAFA - Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Resumo

O Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção por determinação do Poder Judiciário, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.

O que é o Serviço Família Acolhedora?

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente.

 

Receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

 

Toda a família acolhedora recebe a criança ou adolescente por um período provisório, o qual é determinado pelo Poder Judiciário. A maioria das crianças e adolescentes que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.

 

Cada família acolhedora deverá acolher uma criança/adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos, quando esse número poderá ser ampliado.

 

As famílias acolhedoras são selecionadas, capacitadas e acompanhadas pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

 

 

 

Quem pode acolher?

·         Pessoas acima de 21 anos;

·         Residentes no ​Município de Corinto/MG;

·         Famílias com interesse em oferecer acolhimento temporário à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal/social.

SAFA - Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras

Rua Abade Nacif - 736 - Florêncio de Paiva

familiaacolhedora@corinto.mg.gov.br

(38) 3751 - 1329
12:00 as 18:00 Horas
Segunda a Sexta

Brasao Corinto-Sem-fundo.png
concurso-corinto (1).jpg

Acesso Rápido

Prefeitura Municipal de Corinto

Administração 2017 - 2020

CNPJ: 17.695.016/0001-69

Av. Getúlio Vargas, 200, Centro

CEP: 39.200-000

E-mail

WebMail

Acesso Restrito

Funcionários